//
Está a ler...

2º/3º Ciclos

O dia de São Valentim

No dia 14 de fevereiro – dia de São Valentim – os nossos alunos trocaram mensagens, cartas e presentes para celebrar o amor, em Português e em  línguas estrangeiras (Alemão, Inglês e Francês). As três escolas básicas foram decoradas a preceito com corações e cupidos feitos pelos alunos. A turma do 9A (DN) realizou também uma feirinha de artigos alusivos ao tema para financiarem o seu passeio de finalistas.

A Igreja Católica reconhece pelo menos três santos com o nome de Valentim, todos eles martirizados pela Roma Antiga, e não é certo qual desses três será o “responsável” pela história que deu origem à lenda que fez nascer o dia dos Namorados. Aqui fica uma das lendas relativas a esta celebração:

Pelo séc. III, o Imperador romano Cláudio II, querendo fortalecer o seu poderoso exército, proibiu, temporariamente a celebração de casamentos, para garantir que os jovens estivessem apenas focados na guerra e na vida militar. Porém, o bispo Valentim decidiu contrariar o Imperador e continuou a celebrar casamentos. Descoberto, Valentim foi preso e condenado à morte. No cárcere, apaixona-se pela filha de um carcereiro, que era cega. A jovem, movida pela curiosidade, recuperou a visão ao aproximar-se dele. Antes da execução, Valentim escreveu-lhe uma mensagem de despedida, na qual assinava como «Seu Namorado» ou «De seu Valentim». A ordem de execução dada por Cláudio foi cumprida e Valentim acabaria por ser decapitado num 14 de fevereiro de finais dos anos 200 (séc. III) !

(As Docentes também celebraram o dia !)

“Amo-te” em várias línguas.

 

Na biblioteca da escola D.N. realizaram-se outras atividades que serão alvo de um outro artigo.

 

Prof.ª Elisabete Viana

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na biblioteca da escola D.N. realizaram-se outras actividades que serão alvo de um outro artigo.

 

 

Prof.ª Elisabete Viana